RESOLUÇÃO 2025.008 - ENCAMINHAMENTOS DA TÁTICA ELEITORAL 2026
- PSOL BAHIA
- 16 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de set.
A Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade - Bahia, reunida em 16 de setembro do ano de 2025, em Salvador-BA, CONSIDERANDO, A resolução de conjuntura, frente ao cenário social e político na Bahia, bem como a necessidade do PSOL superar a cláusula de barreira a nível nacional e a tarefa do partido na Bahia com sua contribuição de, no mínimo, 1,5% dos votos válidos no estado, para deputadas e deputados federais. Por fim, a oportunidade histórica do PSOL Bahia ampliar sua representação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e a possível renovação da federação PSOL-Rede. Após debates entre seus membros no exercício de suas atribuições, RESOLVE:
1. APROVAR a candidatura própria do partido para o governo da Bahia, com a indicação do companheiro Ronaldo Mansur Santos Silva e da companheira Meire Lúcia Alves dos Reis, sendo respectivamente, governador e vice-governadora.
2. APROVAR uma candidatura própria do partido para ao senado com a indicação de Delliana Ricelli Ribeiro da Silva, Nilo Rosa dos Santos e Jeovane Marúsia Fernandes para compor a candidatura do Senado, sendo senadora, co-senador e co-senadora respectivamente.
3. RESERVAR uma vaga de candidatura ao senado federal para Rede Sustentabilidade, na hipótese de mantida a Federação PSOL-Rede.
3.1 DETERMINAR que na hipótese de inviabilização da federação, ou por quaisquer outros motivos a vaga não for ocupada pela Rede Sustentabilidade, a mesma será objeto de nova deliberação nesta Executiva, com prioridade os nomes atualmente dispostos para a chapa de senado.
4. ESTABELECER como prioridade a construção de uma nominata competitiva para disputa das candidaturas à bancada federal, tendo a densidade eleitoral como critério objetivo na escolha dos nomes e na definição das prioridades.
5. FORTALECER a composição da nominata para disputa de vagas na Assembleia Legislativa, tendo como prioridades a reeleição do deputado Hilton Coelho e ampliação do PSOL Bahia na ALBA.
6. CRIAR o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que fica responsável pelo acolhimento de pré-candidaturas proporcionais, de forma democrática e coerente, tendo a mesma autonomia para definir sua metodologia, logística e cronograma das atividades.
6.1 FIXAR que o GTE será composto por seis membros da Executiva Estadual, sendo: Brenna Tavares, Davidson Luís Santos Brito, Danilo Moura Ferreira Mota, Eudes Oliveira de Souza, Elze Facchinetti e Marcela Prest.
6.2 DETERMINAR o mês de março/2026 o prazo para apresentação de um relatório final a esta Executiva.
6.3 CONVIDAR a Secretaria de Organização, uma representação da Setorial Estadual de Mulheres e uma representação da Setorial Estadual Negra para participarem da composição do grupo com direito a voz e sem direito a voto.
7. INDICAR a realização de dois seminários no primeiro semestre de 2026, envolvendo todas as pré-candidaturas proporcionais, a ser organizado pelo GTE e como critério para aprovação e inscrição da candidatura.
8. ESTABELECER que o GTE, na definição das nominatas das chapas proporcionais, deverá prezar pela expressão da pluralidade e correlações de forças internas expressas na executiva, devendo atuar no sentido de garantir a participação de todas as forças nas chapas proporcionais e, no mínimo, duas vagas prioritárias nas chapas proporcionais de federal e estadual, levando em consideração os critérios anteriormente definidos.
Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade na Bahia

Comentários