NOTA PÚBLICA 2025.001
- PSOL BAHIA
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.

A Federação PSOL/REDE na Bahia, considerando o bom funcionamento desta federação partidária, vem a público expressar preocupação e repúdio, com o processo congressual da Rede Sustentabilidade na Bahia, que consideramos está sofrendo um duro ataque à sua autonomia.
Tomamos ciência de um processo massivo de filiação, promovida com uma caracterização que indica o objetivo de distorcer a realidade partidária, passando a sua direção para pessoas ou grupos estranhos ou sem afinidade com a Rede Sustentabilidade. Assim como a realização da "plenária municipal" de Salvador, com fortes indícios de irregularidades, organizada por pessoas não autorizadas pelas regras estatutárias da Rede e com legitimidade política subjudice.
Tais métodos não são novos, já tendo sido empreendido no PSOL, inclusive com os mesmos atores e supostos filiados, que ainda constam na lista de filiados do partido, assim sendo, REPUDIAMOS o que consideramos ser um golpe contra a representação legítima do partido Rede Sustentabilidade, por meio de filiações artificiais, promovidas sem transparência, em total desrespeito às normas democráticas do partido e as normas estatutárias. Consideramos REPUGNANTE o uso indevido de dados pessoais, o que pode configurar uma grave violação ética e crime previsto no código penal brasileiro.
A manipulação do processo interno do partido federado, comprometendo sua credibilidade e ferindo os princípios de democracia interna que devem nortear nossas decisões federadas, assim sendo, entendemos ser imprescindível a imediata apuração dos responsáveis por essas irregularidades, com as devidas sanções disciplinares e estatutárias cabíveis, e na hipótese de envolvimento de atores do PSOL devemos proceder um rigoroso processo de punição nas fileiras de nosso partido.
Reafirmamos nosso respeito à Rede Sustentabilidade, seus dirigentes e militância, por seu compromisso com a democracia. Não aceitaremos manobras autoritárias, tentativas de golpe ou a imposição de decisões arbitrárias que violem o espírito democrático do partido federado.
Salvador, 06 de março de 2025



Comentários